página principal

 

O PINTOR EUGÊNIO KAZIMIROWSKI


Eugênio Kazimirowski, filho de Augusto Kazimirowski e Maria Kossakowski, nasceu em 1873 em Wygnanka, província de Podole, e faleceu em 1939 em Bialystok (Polônia).

Nos anos 1892-1897 estudou na Academia de Belas Artes em Cracóvia (Polônia) com os mestres F. Cynek, J. Jablonski, W. Luszczkiewicz e praticou nos ateliês de T. Axentowicz e L. Wyczólkowski. Em 1896 ganhou a medalha de prata e uma bolsa de estudos dos Amigos das Belas Artes em Lvov. Um ano depois viajou a Munique, onde estudou primeiramente na escola particular de A. Azby e depois na Academia de J. C. Heterich. A seguir foi aluno da escola particular de Bail em Paris.

Tendo voltado a Cracóvia, estudou no segundo semestre de 1898/1899 na Academia de Belas Artes sob a orientação de Wyczólkowski. Em 1900, durante uma estada na Itália, participou de um curso de inverno da Academia de S. Lucas, em Roma. Até 1914 residiu em Cracóvia. Muitas vezes viajava para fora de Cracóvia porque era contratado para executar trabalhos, p. ex. de policromia em igrejas; ele pintou os fundos dos quadros que ornamentam o vestíbulo da estação férrea de Lvov. Passava os meses de verão nas aldeias, em casas de amigos na Ucrânia e na região de Vilnius, onde pintava paisagens e retratos. Foi amigo de Venceslau Lednicki, e no período das férias de 1910 esteve hospedado em sua herdade em Borek, nas margens do Dniepr, onde pintou retratos de membros da família Lednicki e paisagens locais. Em 1911 passou algumas semanas com a família Lednicki em Moscou.

O primeiro trabalho seu exposto em Cracóvia em 1898 foi o ”Estudo de um monge". O salão de J. Latour, em Lvov, organizou em 1904 uma exposição de vários dos seus trabalhos. Num período muito fértil da sua criatividade, que se estendeu até 1914, todos os anos Kazimirowski participava de exposições em Cracóvia, com freqüência apresentando diversos quadros a óleo, pastéis, aquarelas, esboços e desenhos. Fazia exposições em Cracóvia com o Círculo Zero e em Lvov com a União Geral dos Artistas Plásticos. Nos anos 1909-1913 expôs também na Sociedade de Estímulo às Belas Artes em Varsóvia.

A partir de 1915 Kazimirowski foi por muitos anos professor da Escola de Pedagogia em Vilnius e decorador de teatro. Fazia parte da Sociedade dos Artistas Plásticos de Vilnius e da Sociedade dos Pintores Independentes da mesma cidade, participando de exposições de ambos esses agrupamentos. Pintava paisagens de Vilnius e das suas redondezas, quadros de temática religiosa e por diversas vezes retratou o marechal José Pilsudski. Em 1934, por encomenda do Pe. Sopocko, pintou o quadro de Jesus Misericordioso. (veja Imagem)

A partir de 1936 fixou residência em Bialystok, onde dirigiu a União da Propaganda Turística
da Voivodia de Bialystok. Em 1939 era presidente da Sociedade Turística em Bialystok. Durante a sua estada em Bialystok pintou diversas paisagens, quadros religiosos e retratos, entre os quais o de Henrique Dabrowski. Na exposição do Grupo de Plásticos de Bialystok mostrou cerca de 100 quadros. Todo o trabalho do pintor realizado em Bialystok perdeu-se após a sua morte em 1939. Os trabalhos de pintura de Kazimirowicz que ficaram em Cracóvia e em Lvov perderam-se durante a II Guerra Mundial. Preservaram-se apenas alguns quadros do período de Vilnius.

 

 

<< tabela de conteúdo
www.jesus-misericordioso.com

 

Direitos autorais reservados © Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso
Cópia dos textos e da imagem de Jesus Misericordioso permitida exclusivamente com o fornecimento
do nome completo da fonte de origem ou link ativo para o site:
www.jesus-misericordioso.com

© Tradução: Prof. Mariano Kawka, Mariana Biela