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O BEATO PADRE MIGUEL SOPOCKO
(1888-1975)

Biografia redigida com base no livro
“O SERVO DE DEUS PADRE MIGUEL SOPOCKO”
do pe. prof. Henryk Ciereszko
Parte I

O Beato pe. Miguel Sopocko, confessor e diretor espieitual da Irmã Faustina, por intermédio
dela esteve diretamente ligado com o mistério das revelações de Jesus Misericordioso. Deus lhe confiou um papel extremamente importante – que foi a realização das exigências de Jesus Cristo transmitidas à Santa Irmã Faustina. A essa causa ele dedicou quase toda a sua vida.
A beatificação do Servo de Deus pe. Miguel Sopocko, que se realizou no dia 28 de setembro
de 2008 no Santuário da Misericórdia Divina em Bialystok (Polônia), constitui uma ocasião para
que se familiarize com a sua figura um círculo mais amplo de fiéis, especialmente dos devotos
da Misericórdia Divina.
 


A INFÂNCIA DE MIGUEL

Miguel Sopocko nasceu numa família nobre no dia 1 de novembro de 1888, em Nowosady, na Lituânia. Desde os anos da infância foi educado num ambiente de profunda religiosidade e tradição patriótica. Apesar das difíceis condições existenciais, os pais se preocuparam com a sua educação fundamental. As difíceis condições de vida da família Sopocko, o pesado trabalho no campo, a necessidade de uma permanente luta pela subsistência familiar constituíam para os seus membros uma escola de vida e de caráter. A sadia moral dos pais, a sua profunda piedade e amor para com os filhos contribuíram para o adequado desenvolvimento espiritual de Miguel e de seus irmãos. Faziam parte da prática regular as orações diárias no lar e a participação das celebrações na igreja paroquial, a 18 quilômetros de distância, para a qual viajavam de carruagem. Uma grande vivência para Miguel foi a recepção dos sucessivos santos sacramentos. Ainda como menino, brincava
de construir altares e diante deles rezava. A atmosfera religiosa presente na casa dos Sopocko despertou nele, desde a infância, uma ardente piedade e o desejo de dedicar-se ao serviço de Deus no sacerdócio.

Miguel em idade juvenil

ESTUDOS NO SEMINÁRIO EM VILNA (Vilnius, Lituânia)

Em 1910 Miguel Sopocko iniciou os estudos no seminário, que duraram quatro anos. Não podia contar com a ajuda material da família, e foi apenas em razão de uma ajuda que lhe foi oferecida pelo reitor que pôde continuar os estudos. No dia 15 de junho de 1914 foi ordenado sacerdote.

Os primeiros anos do ministério sacerdotal em Vilna

VIGÁRIO EM TABORYSZKI

Após a ordenação sacerdotal, o pe. Sopocko foi encaminhado para trabalhar na paróquia de Taboryszki, perto de Vilna, com a função de vigário. Nesse trabalho as tarefas a ele atribuídas
não o sobrecarregavam. Por isso pediu que lhe fosse permitido promover a catequese dominical com os jovens. O primeiro ano do seu trabalho pastoral foi coroado com a solene primeira Confissão e Comunhão, das quais participaram cerca de 500 crianças. No verão de 1915 passou por Taboryszki a frente de guerra russo-alemã. Apesar das ameaças resultantes das operações bélicas,
o pe. Sopocko celebrou os serviços religiosos programados para esse período, bem como
participou da vida dos paroquianos.

O pe. Miguel entre os participantes de um curso de férias para professores em Vilna

Durante a sua estada em Taboryszki, o pe. Sopocko também desenvolveu atividade no campo cultural. Nas escolas da vizinhança ele abria novas escolas para as crianças. Com o tempo isso
se tornou motivo de perseguição da parte das autoridades de ocupação, que no início se mostraram muito tolerantes diante da sua atividade e até a apoiavam materialmente. No entanto,
com o decorrer do tempo esse relacionamento piorou, e finalmente as autoridades alemãs começaram a dificultar as vigens do pe. Sopocko a Vilna com o objetivo de trazer professores
para as escolas que estavam sendo abertas. Dessa forma forçaram o pe. Miguel a deixar Taboryszki.

ESTUDOS NA FACULDADE DE TEOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA
E MINISTÉRIO DE CAPELÃO MILITAR

Em 1918 o pe. Miguel obteve das autoridades eclesiásticas em Vilna a autorização para viajar
a Varsóvia, onde se matriculou na Faculdade de Teologia da universidade local. O início
dos estudos foi impossibilitado por uma doença (contraiu tifo abdominal e por algumas semanas teve de permanecer hospitalizado) e pelas mudanças políticas que na época ocorriam na Polônia.

Após o tratamento o pe. Sopocko voltou a Varsóvia para iniciar os estudos, mas então ocorreu que
a universidade foi fechada, em razão da guerra na leste, que irrompeu logo após a proclamação
da independência. Por isso apresentou-se como voluntário para trabalhar na pastoral militar.
O bispo campal do exército polonês nomeou-o capelão militar e encaminhou-o para o ministério pastoral no Hospital Campal, que na época estava sendo organizado em Varsóvia.

Passado um mês, pediu para ser enviado à frente de guerra. Obteve do bispo campal
a transferência ao Regimento de Vilna, onde imediatamente envolveu-se no trabalho pastoral
entre os soldados que participavam da guerra. Entre as suas obrigações estava a celebração
de missas e serviços religiosos e o atendimento de confissões, de que participavam muitos soldados. Também proporcionava ajuda aos feridos, que em razão da falta de um hospital encontavam-se
em situação muito difícil.

Após longas marchas com o exército, o pe. Sopocko começou a ter problemas de saúde.
Em razão disso foi encaminhado para tratamento no hospital militar, onde durante o período
de algumas semanas de recuperação ajudou na assistência espiritual aos doentes. Após o término do tratamento, foram-lhe atribuídas as funções de capelão militar no Campo de Treinamento para oficiais em Varsóvia. Fazia parte das suas obrigações também a assistência religiosa em dois hospitais militares.

Durante os cursos que promovia, abordava questões de dogma e da história da Igreja.
Promovia o ensino do catecismo e abordava temas atuais relacionados com o serviço militar.
A problemática religiosa e moral, por ele abordada nos cursos, foi avaliada positivamente pelos superiores. O Ministério da Guerra publicou essas preleções, obrigando os oficiais a transmitir
o seu conteúdo aos recrutas em todos os destacamentos.

O Padre Sopocko como capelão militar da Escola de Oficiais em Powazki

Em outubro de 1919, apesar da continuidade da guerra, reiniciaram-se as atividades
da universidade. O pe. Sopocko matriculou-se no curso de teologia moral e em aulas
de direito e filosofia. Além disso, dedicou-se ainda à organização da atividade social.
Cuidava do funcionamento da Ajuda Fraterna Militar (da qual era presidente), do albergue
militar e de uma escola militar para órfãos de famílias de militares.

No verão de 1920 o pe. Sopocko foi testemunha do rompimento da frente de guerra e logo depois,
já em Varsóvia, vivenciou a heróica defesa da cidade e a vitória contra a ofensiva soviética.
Anos depois, em suas Memórias, ele comentaria esse acontecimento como uma extraordinária
obra da Providência Divina e sinal de Misericórdia Divina para a Polônia, alcançada pelas orações dos fiéis, que no mês de agosto acorriam em multidões às igrejas.
Cumprindo as funções de capelão militar e estudando no curso de teologia moral, o pe. Sopocko envolveu-se ainda em estudos adicionais no Instituto Superior de Pedagogia.

Em 1923 obteve o título de mestre em teologia e dedicou-se mais à área da pedagogia. O reusultado das suas pesquisas relacionadas com a influência do álcool sobre o desenvolvimento intelectual
dos jovens serviu de base para escrever o seu trabalho de pós-graduação intitulado O alcooolismo
e a juventude escolar
, que coroou os seus estudos no Instituto de Pedagogia.

A PASTORAL MILITAR E O TRABALHO SOCIAL E DIDÁTICO EM VILNA

O bispo de Vilna, Jorge Matulewicz, conhecendo os méritos e as realizações do pe. Sopocko,
bem como informado a respeito da preparação teológica e pedagógica do padre capelão,
pretendia envolvê-lo no trabalho em sua diocese. Inicialmente queria confiar-lhe a organização
da pastoral da juventude extra-escolar.
O padre Miguel aceitou a proposta do bispo e decidiu voltar a Vilna. A decisão formal ocorreu
no outono de 1924. Por força dela, o pe. Sopocko foi nomeado Diretor da Região Militar da Pastoral em Vilna, que envolvia 12 unidades autônomas, contando no total mais de 10 mil soldados.
A transferência do pe. Sopocko a Vilna era uma promoção, mas ao mesmo tempo lhe impunha maiores tarefas e maior responsabilidade.

Miguel Sopocko como capelão militar

O pe. Sopocko e a conferência dos capelães militares decidiram que, além da assistência sacramental, pelo menos uma vez a cada duas semanas seriam realizadas em cada seção palestras religioso-morais. O pe. Sopocko assumiu também a tarefa que lhe havia sido confiada pelo bispo,
a de organizar a pastoral da juventude extra-escolar. Para isso pediu a cooperação dos professores e com a ajuda deles foi possível fundar algumas Associações da Juventude Polonesa.

O Padre Sopocko  com os organizadores e membros da União das Associações da Juventude –  Vilna 1926

Apesar das numerosas tarefas pastorais, o pe. Sopocko continuou a distância os seus estudos
de teologia, escrevendo a tese de doutorado em teologia moral intitulada A família e a legislação nas terras polonesas. Defendeu a sua tese de doutorado no dia 1 de março de 1926. A dedicação
à pesquisa científica exigia o conhecimento de línguas estrangeiras, por isso estudava as línguas alemã, francesa e inglesa. As catequeses e as conferências do capelão militar pe. Sopocko apresentadas aos soldados em língua russa também despertavam um grande interesse entre
os fiéis.

Após a obtenção do doutorado, pretendia escrever um outro trabalho, desta vez para a função
de professor. Em 1927 e 1928, exercendo sempre as funções de diretor da pastoral da Região Militar, foram atribuídos ao pe. Sopocko outras funções de grande responsabilidade: de diretor espiritual
no seminário e de chefe da cátedra de teologia pastoral na Universidade de Vilna. Essas novas obrigações forçaram-no a gradualmente afastar-se da pastoral militar.

DIRETOR ESPIRITUAL
NO SEMINÁRIO METROPOLITANO E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE
STEFAN BATORY EM VILNA

Como Diretor Espiritual e Professor junto com os seminaristas do Seminário de Vilna.

Como diretor espiritual do seminário, era ao mesmo tempo moderador do Sodalício Mariano,
do Círculo Eucarístico, da Ordem Terceira de S. Francisco e do Círculo dos Seminaristas da União Missionária do Clero. Um outro trabalho exercido nesse período e que se estendeu por todo
o tempo da permanência do pe. Sopocko em Vilna era a confissão das irmãs religiosas.

Após obter a dispensa parcial da pastoral militar, além da função de diretor espiritual no seminário, as suas tarefas básicas eram as aulas e o trabalho científico. Visto que na época havia falta
de manuais adequados, ele mesmo preparava apostilas para as matérias por ele lecionadas.
Estas eram mimeografadas pelos estudantes e por muitos anos serviram de material de apoio
nos estudos. As pesquisas científicas do pe. Sopocko estavam relacionadas principalmente com
a preparação da sua tese de habilitação para professor e relacionavam-se com questões da educação religiosa. A fim de coletar materiais para a tese que escrevia, no verão de 1930 ele
viajou para fazer pesquisas em bibliotecas da Europa Ocidental.

Essa viagem foi proveitosa, tanto no aspecto científico como no religioso, visto que ele visitou
ao mesmo tempo lugares de culto e centros de vida religiosa. Além do trabalho relacionado com
a redação da tese, o pe. Sopocko também escrevia artigos científicos e de divulgação científica
na área da teologia pastoral e artigos para a enciclopédia eclesiástica, fazia  conferências científicas e desenvolvia atividade jornalística.

Envolvendo-se cada vez mais no trabalho científico, pediu para ser dispensado das funções
de capelão e de diretor espiritual. Com alguma resistência inicial, o bispo campal e o arcebispo concordaram em dispensá-lo dessas tarefas.

Em setembro de 1932 o pe. Sopocko mudou-se para o convento das irmãs visitandinas, onde concluiu a redação da sua tese, que trazia como título O objetivo, o sujeito e o objeto da educação religiosa segundo M. Leczycki. Com base nesse trabalho, no dia 15 de maio de 1934 obteve o título de professor doutor, e o Ministério das Religiões e da Instrução Pública nomeou-o docente da Universidade de Varsóvia, e a seguir esse título foi transferido à Cátedra de Teologia Pastoral
da Universidade Stefan Batory em Vilna.

ntre os estudantes da Universidade Stefan Batory em Vilna

 


 

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